Alison dos Santos, o Piu, é prata nos 400m com barreira no Mundial de atletismo
Alison dos Santos, voltou a fazer história para o esporte brasileiro!
Nesta sexta-feira (19), o paulista foi medalha de prata nos 400m com barreira no Mundial de atletismo, que está sendo disputado em Tóquio.
O brasileiro fez corrida de recuperação espetacular após errar no início e terminou na 2ª posição, com tempo de 46s84.
Ele ficou muito próximo do campeão da prova, o americano Rai Benjamin, que fechou com 46s52.
Quem completou o pódio foi Abderrahman Samba, do Qatar, com tempo de 47s06.
A decepção foi o norueguês Karsten Warholm, que era o "favoritaço" na prova. Ele errou muito e terminou em 5º lugar, com 47s58.
Essa foi a 2ª medalha de Alison em Mundiais de atletismo, após o ouro conquistado em Eugene, nos Estados Unidos, em 2022.
Na carreira, Piu ainda tem dois bronzes em Olimpíadas (Tóquio-2020 e Paris-2024) e um ouro em Jogos Pan-Americanos (Lima-2019).
"Estou feliz, não vou mentir para você. Ganhei a medalha de prata, realmente a gente queria o ouro, mas estou muito feliz. Estou orgulhoso da trajetória e do resultado que fizemos hoje. Isso é o que importa: estar ali, chegar na final e entregar 100%", celebrou Piu, em entrevista ao Sportv.
"Hoje, posso falar que me entreguei nessa prova, que me esforcei. Todos que fizeram parte da preparação comigo estão aqui, meus treinadores, minha família, todos fizeram parte disso. Eu trouxe todos eles comigo para a batalha, trouxe para cá como energia. Consegui essa prata mesmo tendo dificuldades na prova, mas é a vida. Estou muito feliz e espero ter dado orgulho tanto para o Brasil quanto para todo mundo que veio aqui", completou.

Polêmica e recurso
Minutos após a prova, Rai Benjamin foi desclassificado pela organização por supostamente ter derrubado uma barreira de propósito. Com isso, Alison dos Santos "herdou" a medalha de ouro.
No entanto, os Estados Unidos entraram com recurso, que foi rapidamente analisado e aceito. Com isso, Benjamin "recuperou" a 1ª colocação, deixando Piu mesmo em 2º.
Posteriormente, o resultado foi oficializado pela organização da prova, ratificando a prata do brasileiro.
"A gente estava ali após a prova e, de início, eles [organização] não entregaram a medalha. Nós pensamos: 'Eles estão revendo algo da prova', mas a gente nem imaginava o que poderia ser. Aí estávamos bebendo água, o tempo foi passando e nada acontecia. Alguém me chamou na arquibancada e falaram que, no resultado, aparecia que o Benjamin havai sido desclassificado e eu tinha ficado com o ouro", contou Alison.
"O (3º colocado da prova, Abderrahman) Samba também veio e me falou: 'Acho que você ficou com o ouro, mas não fala para ninguém'. Acho que se de fato ele [Benjamin] tivesse feito algo para ser desclassificado, teria que ser, mas acho que não foi assim. Não quero ganhar (ouro) porque alguém perdeu a medalha, eu quero conquistar. Estou feliz com a prata, não fiquei triste com ele recebendo o ouro dele", finalizou.
Fonte:ESPN