Copa Libertadores da América: Flamengo vence o Palmeiras na final em Lima e conquista o tetracampeonato continental.
O Rubro-negro carioca se torna o primeiro clube brasileiro a conquistar 4 vezes a Libertadores da América.O Clube de Regatas Flamengo se tornou o maior campeão continental do futebol brasileiro, com o quarto título conquistado em Lima, sobre o Palmeiras. O Rubro-negro deixou para trás o próprio Palmeiras, o São Paulo, o Grêmio e o Santos que também conquistaram a principal competição do continente por três vezes.
Mas essa conquista não foi um mero acaso, começou lá atrás em 2012 quando o clube decidiu se organizar internamente, quitar dívidas acumuladas desde os anos 90, deu dois passos atrás para dar um à frente, foram alguns anos longe das conquistas e da competitividade, com o clube completamente reestruturado, com uma gestão profissional que virou exemplo no futebol brasileiro e principalmente com a maior arrecadação do futebol brasileiro e sul-americano, ultrapassando a casa de 1 bilhão por ano, vieram então as conquistas, em seis anos o Flamengo ganhou Campeonatos Brasileiros, Copa do Brasil, Libertadores da América, Supercopa, Recopa entre outras conquistas, fruto de um trabalho de excelência que culminou com a quarta conquista da maior competição da América de forma merecida.
O JOGO
O Flamengo chegou a Lima para a disputa da grande final da Libertadores vivendo um momento melhor do que o seu rival Palmeiras, que vinha de uma sequência de cinco partidas seguidas sem vitórias, porém, é o Palmeiras de Abel Ferreira, time acostumado a grandes decisões e a reverter situações adversas, mas quando a bola rolou no Estádio Monumental U, não foi isso que se viu. O Flamengo tomou as rédeas da partida e dominou praticamente todo o jogo, o Palmeiras pouco fazia para chegar ao gol de Rossi, não criava grandes chances e teve um primeiro tempo muito abaixo do que o seu torcedor esperava e estava acostumado a ver, no entanto era o retrato do Palmeiras dos últimos jogos do Campeonato Brasileiro. O primeiro tempo terminou com muita reclamação, o Palmeiras pediu a expulsão do Volante Pulgar após entrada violenta em Bruno Fuchs , a expulsão não veio e o jogo continuou, o Palmeiras subiu a marcação, mas pouco perigo levou ao gol de Rossi, apenas uma cabeçada de Vitor Roque aos 20 minutos, mas sem perigo algum, com as duas equipes marcando forte foi assim que terminou o primeiro tempo da Grande Final.
No segundo tempo o cenário mudou, as duas equipes voltaram decididas a resolver a partida, o Flamengo levava perigo com Bruno Henrique pelo lado esquerdo, já pelo lado palmeirense quem mais incomodava a zaga rubro-negra era Alan que aos 13 minutos fez bonita jogada individual, mas o Flamengo respondeu em grande estilo aos 20 minutos após cobrança de escanteio perfeita de Giorgian De Arrascaeta, o zagueiro Danilo subiu mais alto que a zaga palmeirense e cabeceou em um movimento perfeito, a bola ainda bateu na trave do goleiro Carlos Miguel que nada pôde fazer, o Flamengo abre o placar na decisão e a torcida explodiu no estádio em Lima.
O Palmeiras a partir daí se lançou para o ataque, mas sem muito perigo ao gol de Rossi, o Flamengo se segurava para não tomar o gol de empate, Vitor Roque teve uma grande chance de empatar o jogo na pequena área, mas teve seu chute travado por Danilo, grande estrela da decisão. Danilo que já havia marcado em uma decisão de Libertadores em 2011 com o Santos, voltou a deixar sua marca na Final da competição mais importante do Continente, dessa vez com o gol do título do Flamengo. O Rubro-negro venceu o jogo por 1x0 e se tornou o maior Campeão da Libertadores no futebol brasileiro, com 4 conquistas.
