FestLuso 2025 celebra 15 anos com programação gratuita em Teresina
Festival reúne espetáculos de países lusófonos e homenageia Gomes Campos com abertura no TheatroO Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), um dos maiores eventos culturais do País, está com sua programação pronta e cheia de atrações gratuitas para a edição de 2025, quando completa 15 edições, prometendo uma celebração da diversidade e riqueza da língua portuguesa. O festival, que ocorre de 25 e 30 de agosto em Teresina, terá espetáculos de grupos de Portugal, Moçambique, Angola e do Brasil, unindo as diferentes tradições e expressões artísticas dos países lusófonos.

São mais de 20 espetáculos gratuitos ocupando espaços culturais como o Theatro 4 de Setembro, o Cine Teatro da UFPI (Universidade Federal do Piauí), a Sala Torquato Neto, no Clube dos Diários; a praça Pedro II, a Escola de Teatro Gomes Campos, o Espaço Cultural Casa de Soraya e o Cine Teatro Barítono Raimundo Pereira, no bairro Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina.
Pelo terceiro ano, o FestLuso contará com o módulo circulante em Brasília, de 21 a 24 de agosto, no Sesc Taguatinga, no Espaço Cultural Paulo Autran. Nesta quinta, estreia por lá o espetáculo Figueiredo, de Porto Portugal e mais três apresentações até domingo.

Em Teresina, na abertura do FestLuso, na segunda (25), no Theatro 4 de Setembro, será realizada a abertura oficial e na sequência um mini documentário sobre a vida do Prof. Gomes Campos, que completa 100 anos este ano. Falecido em 2007, ele foi um dos maiores propagadores do teatro no Piauí, como forma de transformação e educação. Na sequência, estreia por aqui o espetáculo “Caim”, baseado na obra de José Saramago. É um monólogo interpretado pelo ator Henri Pagnoncelli, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, e dirigido por Jacyan Castilho. A peça tem o apoio da Fundação José Saramago, de Lisboa, e é o único espetáculo, com texto do escritor, a representar o Brasil.
Uma das novidades desta edição comemorativa é o projeto “FestLuso na Escola”, que vai levar estudantes de Teresina de escolas de tempo integral para assistirem a três espetáculos. Na quarta-feira, dia 27, às 15h, será “descobri-quê? do grupo de teatro de Porto (Portugal), no Theatro 4 de Setembro. Na quinta-feira, dia 28, os estudantes assistem a peça “Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo”, da Trupe Motim de Teatro, do Ceará. O espetáculo vai acontecer na Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos. Na sexta-feira, dia 29, haverá o espetáculo “Nos Tempos de Gungunhana”, com Klemente Tsamba, de Moçambique, no Teatro Barítono Raimundo Pereira. A ação é uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

No Programa Formativo, teremos Celio Turino, com a palestra “Política Cultural no Brasil”, na quarta-feira, dia 27, no Cine Teatro “Torquato Neto” (Club dos Diários), às 10 horas. Uma das maiores referências em gestão cultural do País, Turino é historiador, escritor, doutor em Humanidades pela Universidade de São Paulo e autor de diversos livros publicados no Brasil e no exterior. Aqui também fará o lançamento de mais uma obra sua.
Um dos espetáculos mais aguardados, também será o último do festival, no sábado, dia 30, com o ator global Tuca Andrada, com o espetáculo “Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, de São Paulo. Criado a partir da leitura de “Torquatália”, uma antologia de obras de Torquato Neto, conduzida por Paulo Roberto Pires, a vida e obra de Torquato Neto ganham uma nova dimensão ao migrarem do universo literário para o palco teatral.

O 15º FestLuso tem realização do Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções. Patrocínio: Secretaria da Cultura do Piauí – Governo do Estado do Piauí, PNAB – PI, Ministério da Cultura – Governo Federal. Apoio: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, SESC-DF e PNAB Nacional. Acesse-nos: @festluso_oficial.
Toda a programação do FestLuso é gratuita. Para a programação do Theatro 4 de Setembro, o público tem que levar 1 kg de alimento não perecível.
PROGRAMAÇÃO FESTLUSO 2025 – 15ª EDIÇÃO – Teresina
SEGUNDA – 25/08
– THEATRO 4 DE SETEMBRO
20h – Exibição de Mini Doc. 100 Anos de Gomes Campos – Franklin Pires/Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos
Abertura Oficial
Espetáculo Caim (Henri Pagnoncelli) – Rio de Janeiro – Brasil
– ESPAÇO CULTURAL OSÓRIO JÚNIOR
22h – Show musical com Vavá Ribeiro
TERÇA – 26/08
-CINE TEATRO DA UFPI
17h -Espetáculo FIGUEIREDO – Pedro Vilela/TREMA! – Porto – Portugal