Paulista cria software em 48 horas e conquista prêmio global do Google
Giovanna Moeller, de 24 anos, venceu entre 10 mil inscritos com projeto de estudo para o EnemNatural de Bauru (SP), a estudante de Sistemas de Informação da Unesp, Giovanna Moeller, 24 anos, destacou-se internacionalmente ao criar, em apenas dois dias, a plataforma EduAI, voltada para ajudar estudantes na preparação para o Enem.
O projeto foi premiado no Google Cloud Hackathon: Agent Development Kit como o melhor da América Latina, entre mais de 10 mil inscrições do mundo todo.
Segundo Giovanna, a plataforma utiliza inteligência artificial para facilitar o estudo: corrige redações conforme as cinco competências do Enem, gera simulados personalizados, conteúdos didáticos como flashcards, recomenda vídeos, elabora questões interdisciplinares e sugere melhorias textuais — tudo de forma automatizada e acessível.

A jovem desenvolvedora também foi reconhecida com prêmios da Meta e da Apple. A ideia da EduAI nasceu dentro da startup Nero.AI, onde atua, e foi executada em tempo recorde durante o hackathon.
Giovanna se apaixonou pela tecnologia durante o ensino técnico no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) de Bauru. Além de estagiar em empresas da área, lecionou programação e criou cursos para mais de 3 mil alunos. Autodidata e curiosa desde criança, ela compartilha seu conhecimento em redes sociais, inspirando outras mulheres na tecnologia:
“Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na programação.”
