Moradores do Alto da Ressurreição denunciam precariedade em UBS
Diretora afirma que qualidade do atendimento melhorou e que indicadores confirmam avanços
Moradores do Alto da Ressurreição denunciam a precariedade no atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Entre as principais reclamações estão a demora para consultas e exames, a ausência de medicamentos e a falta de funcionários para atender à demanda.
O líder comunitário Neto Souza relatou que a situação tem causado a revolta entre os moradores do bairro.
“Aqui está um descaso. Aqui junta dois meses para se fazer uma consulta ou exame de sangue. Não tem nada, tratamento zero. Os agentes de saúde não estão andando nas casas devidamente, então o povo está reclamando. Eu chamei um vereador aqui para ele poder ver o que fazer. O vereador pediu o relatório para poder falar com o prefeito e ela [diretora da UBS] não fez”, afirmou.
De acordo com Neto Souza, uma das reivindicações é a contratação de mais funcionários, a capacitação no atendimento e o retorno das visitas domiciliares feitas pelos agentes de saúde.
“Eles [moradores] querem mais funcionários na UBS e que existisse um curso de relações humanas para que eles possam atender o pessoal direito. Além disso, querem que os agentes de saúde possam estar atendendo nas casas mesmo, individualmente e corretamente, e não através de um grupo no Whatsapp que substitua a ida nas casas”, complementou.
A dona de casa Maria do Socorro da Conceição, moradora do bairro, afirma também enfrentar dificuldades. A moradora enfrenta problemas na coluna, no joelho, nos rins, tem diabetes, e aguarda uma consulta com ortopedista para conseguir um laudo médico que lhe permita solicitar aposentadoria ou benefício.
“Estou precisando de um laudo. Eu não trabalho, não sou aposentada e não ganho nada do governo. Eu moro com os dois filhos, eles que me sustentam, me dão alimentação. Eu sinto muita dor. Quem não trabalha, não tem como comprar o remédio certo, não é? Meu lado era para facilitar o benefício”, explicou.
Resposta da Diretora da UBS
Após a denúncia dos moradores, a Revista40graus entrou em contato com a diretora da UBS do Alto da Ressurreição, Jesus Alencar. A diretora afirmou que a estrutura de pessoal permanece a mesma de gestões anteriores e que houveram melhoras significativas na qualidade dos serviços prestados.
“A quantidade de funcionários que a gente tem hoje é a mesma de outras administrações. Apenas aumentou o quê? A demanda de pessoas procurando pelo serviço. Por quê? Porque melhorou o atendimento, melhorou a qualidade. Quando melhora a qualidade, mais pessoas vêm atrás. E apesar de estarmos com a mesma quantidade de funcionários de antes, a coisa está fluindo, os serviços estão sendo feitos, os médicos estão trabalhando”, explicou.

Jesus Alencar destacou que os resultados já podem ser medidos por indicadores.
“Nós saímos da posição 30 e alguma coisa, para 14, em termos de qualidade. É uma coisa fantástica. Hoje em dia, os atendimentos são todos muito bons em termos de qualidade e quantidade. Nas equipes daqui, essa avaliação é feita a cada quatro meses pelo Ministério da Saúde. No último quadrimestre do ano passado, os indicadores eram baixíssimos. Já no primeiro quadrimestre deste ano, abriu um salto, nós mudamos a cara da saúde. Se baseando nas condições em que pegamos a UBS e nas que temos hoje, nós demos um salto”, complementou.
Fonte: Revista40graus