Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Fonseca Neto é eleito presidente da Academia Piauiense de Letras

Chapa única é aprovada por unanimidade para comandar a instituição no biênio 2026/2028
Redação

A Academia Piauiense de Letras elegeu, na manhã deste sábado (13), o novo presidente da instituição. Em votação com chapa única, 25 acadêmicos participaram do pleito e aprovaram, por unanimidade, o nome de Antonio Fonseca dos Santos Neto para presidir a Casa no biênio 2026/2028.

Foto: APLFonseca Neto
Fonseca Neto

Além da presidência, a eleição definiu a nova diretoria da Academia. A composição eleita tem Fonseca Neto como presidente; José Elmar de Melo Carvalho na vice-presidência; Marcelino Leal Barroso de Carvalho como secretário-geral; Mária do Socorro Rios Magalhães como primeira secretária; Carlos Evandro Martins Eulálio como segundo secretário; e Reginaldo Miranda da Silva como tesoureiro.

Após o resultado, Fonseca Neto destacou o caráter coletivo da instituição e o compromisso com a continuidade do trabalho desenvolvido. Segundo ele, a escolha da diretoria reflete uma vontade comum dos acadêmicos. “Aqui não há disputas de projetos ou partidos. O compromisso do mandato é fortalecer o sentido de perenidade do fazer acadêmico e conduzir coletivamente a instituição”, afirmou.

O novo presidente também ressaltou que a gestão seguirá a linha de continuidade da atual administração, encerrada neste sábado. “Há um sentido de continuidade do trabalho realizado pela presidência da professora Fides Angélica”, completou.

Ao avaliar o processo eleitoral, a presidente que deixa o cargo, Fides Angélica, afirmou que a renovação faz parte do funcionamento democrático da Academia. “Seguimos o que determina nosso regimento, com eleição bienal da diretoria, vivenciando esse processo de forma democrática”, declarou.

Fonte: Revista40graus, APL e colaboradores

Comente