Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Bancos passam a adotar novas regras de segurança do Pix a partir desta segunda-feira

Alterações no mecanismo de devolução permitem a recuperação de valores mesmo após transferência para outras contas
Redação
Foto: Créditos: depositphotos.com / rafapressImagem Ilustrativa de Pix
Imagem ilustrativa do Pix, sistema de transferência em tempo real

Os bancos serão obrigados a seguir as novas regras de segurança do Pix, definidas pelo Banco Central (BC), a partir desta segunda-feira (2).

A principal mudança é a atualização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), usado para viabilizar a devolução em casos de fraude e de falha operacional.

Antes, a restituição só poderia ser feita a partir da conta usada na fraude. No entanto, os criminosos costumam sacar ou transferir o dinheiro para outras contas, o que compromete a possibilidade de rastreio.

Com as alterações, o sistema MED vai permitir que valores desviados sejam recuperados mesmo após deixarem a conta original do golpista.

“O BC espera que, com essa medida, aumentem a identificação de contas usadas para fraudes e a devolução de recursos, desincentivando fraudes. O compartilhamento dessas informações impedirá ainda o uso dessas contas para novas fraudes", informou o Banco Central ao anunciar o novo mecanismo no ano passado. “​Essa identificação vai ser compartilhada com os participantes envolvidos nas transações e permitirá a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação”.

Fonte: Reprodução | g1 | Agência Brasil | Folha de S. Paulo

Comente