Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Renda da agricultura familiar cresce 131% no Piauí entre 2023 e 2025

Dados do CadÚnico indicam avanço com crédito, assistência técnica e comercialização
Laerte Alves

Dados apresentados nesta quinta-feira (12), no Palácio de Karnak, apontam crescimento expressivo na renda das famílias que vivem da agricultura familiar no Piauí. Levantamento da Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF) mostra que o número de famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita superior a meio salário-mínimo passou de 7.634, em 2023, para 17.638 em 2025 — aumento de 131%.

Foto: Secretaria da Agricultura Familiar (SAF)A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destaca que esse avanço é resultado de um conjunto de ações estruturantes de incentivo à agricultura
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destaca que esse avanço é resultado de um conjunto de ações estruturantes de incentivo à agricultura

De acordo com a secretária Rejane Tavares, o resultado é reflexo de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção rural, ampliação do acesso ao crédito, oferta de assistência técnica e incentivo à comercialização. A avaliação é de que houve maior inserção da agricultura familiar no mercado convencional.

O governador Rafael Fonteles afirmou que a meta do governo é garantir condições para que o agricultor familiar amplie produtividade e renda, consolidando-se como pequeno empreendedor rural.

Entre 2023 e 2025, mais de 7 mil agricultores comercializaram mais de 5 mil toneladas de alimentos por meio de programas institucionais. A produção atendeu cerca de 357 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

No período, também foram destinados recursos para a construção de cisternas, distribuição de sementes, kits de irrigação e alevinos, medidas que contribuíram para o fortalecimento da base produtiva no campo.

Fonte: Secretaria da Agricultura Familiar (SAF)

Comente