COP30: Piauí protagonizará pautas sobre carbono neutro, transição energética e economia verde
Governador Rafael Fonteles participará de painel em Belém e apresentará resultados do estado na geração de energia limpa e outrosO Governo do Piauí será um dos destaques da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece de 10 a 12 de novembro, em Belém (PA). O governador Rafael Fonteles representará o estado, levando projetos e políticas públicas voltadas para o carbono neutro, a transição energética e a economia verde — temas que devem consolidar o protagonismo do Nordeste nas discussões globais sobre o clima.
Painel destacará avanços do Piauí na produção de energia renovável
No dia 11 de novembro, Rafael Fonteles participará do painel “Plano de Ação Climática, REDD+ Jurisdicional e Transição Energética no Estado do Piauí”, no Pavilhão Brasil (Zona Azul), ao lado de Rodrigo Perpétuo (ICLEI América do Sul), Divaldo Rezende (Tocantins) e Enric Arderiu (Mercuria).
Durante o evento, serão apresentados dados sobre o avanço do Piauí em energia limpa — atualmente, 99,75% da energia produzida no estado é de fontes renováveis, principalmente eólica e solar. O painel, coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vai destacar também as ações de mitigação climática e o Plano Estadual de Ação Climática (PLAC), lançado recentemente.
O PLAC reúne o inventário de emissões, análises de risco climático e diretrizes que traçam o caminho do estado rumo à neutralidade de carbono.
REDD+ e hidrogênio verde: novas fronteiras sustentáveis
No eixo REDD+ Jurisdicional, o Piauí apresentará seu sistema de monitoramento e partilha de benefícios, passo essencial para acessar pagamentos internacionais por resultados. A proposta transforma biomas como a Caatinga e o Cerrado — predominantes no estado — em ativos ambientais capazes de gerar valor econômico a partir da conservação.
Já no campo da transição energética, o estado se consolida como um laboratório natural do futuro, combinando a produção industrial de energia solar e eólica com uma estratégia de desenvolvimento do hidrogênio verde, considerada a nova fronteira da descarbonização.
Sustentabilidade como vetor de desenvolvimento
Além do painel principal, o Piauí participa das programações do Consórcio Nordeste e da Casa Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente). Nesses espaços, serão apresentadas iniciativas como:
o Plano Estadual de Ação Climática (PLAC);
o ICMS Ecológico, premiado internacionalmente;
o projeto Zero Lixões;
e as ações de preservação da Caatinga e do REDD+ Jurisdicional.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, que mediará o painel, ressaltou a importância da presença do Piauí na COP30:
“Estamos unindo ciência, governança e inovação para construir uma transição energética justa e inclusiva. O Piauí já mostra que é possível conciliar crescimento com sustentabilidade. Queremos inspirar o Brasil e dialogar com o mundo”, destacou.
Vitrine de oportunidades
Realizada na região amazônica, a COP30 é considerada uma vitrine global de oportunidades para negócios e cooperação climática. O painel do Piauí busca atrair financiamentos verdes, cooperação técnica e novos investimentos privados, consolidando o estado como referência nacional e internacional em sustentabilidade e inovação energética.
Fonte: Revista40graus, colaboradores e Governo do Estado do Piauí
