Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Premiê dinamarquesa alerta que ataque dos EUA à Groenlândia significaria o fim da Otan

Declaração ocorre após Trump reafirmar desejo de anexar a ilha ao território norte-americano
Redação
Foto: Reprodução | REUTERS/Stephanie LecocqMette Frederiksen, primeira-ministra da Dinamarca
Mette Frederiksen, primeira-ministra da Dinamarca

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, advertiu, nesta segunda-feira (5), que um eventual ataque dos Estados Unidos à Groelândia representaria o colapso da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Se os Estados Unidos decidirem atacar militarmente outro país da Otan, então tudo acaba. Isso inclui a própria aliança e, portanto, toda a arquitetura de segurança do pós-guerra”, disse Frederiksen à emissora dinamarquesa TV2.

Na véspera, o premiê groelândes, Jens-Frederik Nielsen, já havia pedido o fim dessa situação.

“Isso não é maneira de falar com um povo que demonstrou responsabilidade, estabilidade e lealdade repetidas vezes. Chega. Nenhuma pressão a mais. Nenhuma insinuação. Nenhuma fantasia de anexação", publicou Nielsen no Facebook.

As declarações surgem após o presidente norte-americano Donald Trump insistir em seu desejo de anexar a ilha - que é território autônomo, ex-colônia dinamarquesa e parte do Reino da Dinamarca - aos EUA.

“Precisamos da Groenlândia para garantir a segurança nacional e a Dinamarca não é capaz de fazer isso”, disse Trump, neste domingo (4), a jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One. 

As falas ocorrem em meio ao aumento das disputas no Ártico, região cada vez mais estratégica à medida que o derretimento do gelo permite o acesso a rotas marítimas, minerais raros e novas reservas energéticas.

Fonte: Reprodução | g1 | VEJA

Comente