Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem oficialmente o Estado da Palestina
Britânicos e canadenses tornam-se os primeiros do G7 a adotar a medida
Reino Unido, Canadá e Austrália anunciaram neste domingo (21) que reconhecem oficialmente o Estado da Palestina.
“Hoje, o Reino Unido reconhece formalmente o Estado da Palestina para reviver a esperança de paz entre palestinos e israelenses, e uma solução de dois Estados” disse Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, em uma publicação na rede social X.
O Canadá também reconheceu o Estado da Palestina. Em suas redes sociais, o primeiro-ministro Mark Carney anunciou que o “Canadá reconhece o Estado da Palestina e oferece sua colaboração para construir a promessa de um futuro pacífico, tanto para o Estado da Palestina como para o Estado de Israel”.
Reino Unido e Canadá são os primeiros países do G7 - grupo que reúne as principais economias do mundo - a reconhecer a Palestina.
A Austrália também “reconheceu formalmente o independente e soberano Estado da Palestina”, segundo anúncio do primeiro-ministro Anthony Albanes. “O ato de reconhecimento de hoje reflete o compromisso de longa data da Austrália com uma solução de dois Estados, que sempre foi o único caminho para uma paz e segurança duradouras para os povos israelense e palestino”, complementou.
Fonte: Reprodução | g1 | Folha de S. Paulo