Trump diz que Irã “procura a liberdade” e os norte-americanos “estão prontos para ajudar”
Declaração ocorre durante onda de manifestações iranianas contra crise econômica e o aiatolá Ali KhameneiO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, neste sábado (10), que o Irã “procura a liberdade” e os norte-americanos “estão prontos para ajudar”, em meio à onda de protestos contra o regime dos aiatolás que acontece no país.
“O Irã está olhando para a LIBERDADE, talvez como nunca antes. Os Estados Unidos estão prontos para ajudar!!!”, publicou Trump na rede social Truth Social.
Após a publicação da mensagem, o líder norte-americano não fez mais nenhum comentário a respeito e nem deu explicações sobre como seria a ajuda oferecida.
Manifestações no Irã
Os protestos se iniciaram no final de dezembro no Teerã, a capital do Irã, e foram motivados por uma crise econômica —a moeda iraniana, o rial, perdeu metade de seu valor frente ao dólar no ano passado e a inflação ultrapassou os 40% no último mês de 2025. Agora, entretanto, os manifestantes exigem, também, a renúncia do aiatolá Ali Khamenei.
De acordo com uma contagem da agência de notícias AFP, com a onda de manifestações, foram registrados protestos em 25 das 31 províncias iranianas.
Até o momento, pelo menos 72 pessoas foram mortas e outras 2.300 estão presas. As informações são da associação norte-americana Human Rights Activists News Agency.
Fonte: Reprodução | g1 | VEJA
