COP30 reabre Zona Azul após incêndio
Área central das negociações ficou fechada por seis horas; 21 pessoas foram atendidas, a maioria por inalação de fumaçaA organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climas (COP30) confirmou, na noite desta quinta-feira (20), que a Zona Azul, área central das negociações em Belém (PA), foi reaberta às 20h40 após uma avaliação de segurança realizada pelo Corpo de Bombeiros.
“As autoridades brasileiras restabeleceram as condições de operação no espaço da conferência, obtiveram o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e devolveram a área à UNFCCC [órgão da ONU que trata de mudanças climáticas]. A Zona Azul foi restabelecida e voltou a funcionar às 20h40 de hoje”, diz a nota.
O espaço ficou fechado por cerca de seis horas devido ao incêndio que atingiu o Pavilhão dos Países durante o período da tarde.
De acordo com o Ministério da Saúde, 21 pessoas foram atendidas pelo serviço médico, sendo 19 devido à inalação de fumaça e duas por crise de ansiedade. Não existem informações de pessoas com ferimentos graves.
Apesar da reabertura, não há previsão de atividades plenárias nesta quinta-feira. As sessões formais devem ser retomadas na manhã de sexta-feira (21), abertas às delegações e transmitidas online.
Fonte: Reprodução | g1 | Agência Brasil
