Marcos do Val é alvo de operação da PF e passa a usar tornozeleira eletrônica
Senador retornou ao Brasil após viagem aos EUA sem autorização judicial e foi abordado no aeroportoO senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (4), em cumprimento a uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica após retornar ao Brasil de uma viagem aos Estados Unidos realizada sem autorização judicial.
A abordagem ocorreu no Aeroporto Internacional de Brasília, assim que o senador desembarcou. Agentes da PF cumpriram a decisão judicial que havia sido emitida em razão do descumprimento de medidas impostas pelo STF. Segundo informações da TV Globo, Do Val permaneceu cerca de dez dias no exterior, contrariando a ordem judicial que exige autorização prévia para deixar o território nacional.
A tornozeleira foi instalada imediatamente após a chegada do parlamentar ao país. A medida faz parte das ações do STF para garantir o cumprimento das restrições impostas ao senador no contexto das investigações em que ele é alvo. O conteúdo das investigações, embora sob sigilo, está relacionado a episódios envolvendo supostos atentados contra o Estado Democrático de Direito.

Além da tornozeleira, outras medidas cautelares podem estar em vigor contra o senador, como proibição de contato com determinados investigados e restrição de uso de redes sociais, conforme já foi determinado em ocasiões anteriores.
A instalação do equipamento de monitoramento eletrônico reforça o endurecimento das ações do STF contra parlamentares investigados por possível participação ou omissão em atos antidemocráticos, principalmente relacionados aos eventos de 8 de janeiro de 2023, que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
A assessoria de imprensa do senador ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso até a última atualização desta matéria.
Fonte: Agencia Senado