Lula rebate Trump em artigo do “The New York Times”
Presidente brasileiro acusa EUA de usar medidas econômicas com motivação política
Em um artigo publicado neste domingo (14) no jornal “The New York Times”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu os argumentos apresentados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito da taxa de 50% imposta aos produtos brasileiros.
No texto, Lula afirma que o Brasil continua aberto a “negociar qualquer coisa que possa trazer benefícios mútuos” aos dois países.
Apesar disso, o presidente brasileiro também ressaltou que, nos últimos 15 anos, os EUA registraram um superávit de US$ 410 bilhões nas relações comerciais com o país tropical e que aproximadamente 75% das exportações norte-americanas para o Brasil são isentas de impostos.
Lula defendeu o multilateralismo como a melhor solução para os dois países e afirmou que a decisão de taxar os produtos brasileiros é política.
“A falta de lógica econômica por trás dessas medidas deixa claro que a motivação da Casa Branca é política. (...) O governo dos EUA está usando tarifas e a Lei Magnitsky para buscar impunidade para o ex-presidente Jair Bolsonaro”, complementou.
Fonte: Reprodução | CNN | Agência Gov