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Proposta de adversários do prefeito de Teresina em 2023 e 24 é analisada

A utilização de ônibus elétricos proposta por Fábio Novo e grupo politico foi criticada por Sílvio
Redação
Foto: ReproduçãoÔnibus elétrico e articulado fabricado no Brasil
Ônibus elétrico e articulado fabricado no Brasil

Proposta criticada na pré-campanha e campanha municipal de 2024 por Sílvio Mendes e aliados poderá ser realidade.

Teresina pode ter 30 ônibus elétricos com investimento de R$ 100 milhões de reais proposta ainda em 2023 e 2024 por Fábio Novo e seu grupo politico via prefeitura de Teresina que a época fora bastante criticada por Sílvio Mendes e seus apoiadores e agora está sendo analisada e vai tornar realidade. Vejam matérias que tratam do assunto por Fábio Novo abaixo:

Fábio Novo projeta substituir frota antiga por ônibus elétricos em THE

Candidato apresenta plano de reestruturação do transporte público com ônibus elétrico

Fábio Novo lança plataforma para ouvir população e defende ônibus elétrico

Fábio Novo reforça proposta de transporte gratuito durante reunião com lideranças

Pré-candidato a prefeito Fábio Novo propõe “tarifa zero” para o transporte coletivo em Teresina

Criticas de Sílvio Mendes abaixo:

“Proposta eleitoreira e exagerada”, diz Silvio Mendes sobre ônibus gratuito e elétrico em Teresina

Representantes alemães estão em Teresina

Técnicos da agência alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), do Ministério de Minas e Energia e da Prefeitura de Teresina deram início, nesta semana, à etapa de campo de um estudo de viabilidade para a implantação de uma frota de ônibus elétricos no sistema de transporte público da capital. O trabalho faz parte do projeto “Acoplamento de Setores e Economia Verde – AcoplaRE” e é coordenado pela Agenda Teresina 2030 e pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS).

A previsão inicial é que 30 ônibus elétricos sejam incorporados ao sistema, com investimentos estimados em R$ 100 milhões, que poderão ser financiados por meio do BNDES e do banco alemão KFW ou por outra modalidade via prefeitura ainda a ser decidida.

Vereadores reagem à proposta de adoção de ônibus elétricos em Teresina

A primeira visita técnica ocorreu no Terminal de Integração do Parque Piauí, na zona Sul de Teresina. O local deve receber uma infraestrutura com 14 vagas para recarga simultânea de ônibus elétricos. Também foi analisada a viabilidade de instalação de pequenas usinas solares nos terminais do Parque Piauí e do Bela Vista, o que permitiria à própria cidade produzir a energia necessária para abastecer a nova frota.

“Nós verificamos que o setor de transportes é o que mais emite gases de efeito estufa. Teresina se mostra uma capital apta a receber esse tipo de investimento. Nós temos pavimento compatível para o trânsito do ônibus elétrico, nós temos dois terminais também que podem receber pontos de recarga. E, para além disso, nós poderemos produzir a própria energia”, afirmou Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

A próxima etapa do projeto está prevista para outubro, quando será apresentada a proposta final com detalhamento técnico, financeiro e os modelos possíveis de operação.

Segundo o superintendente da STRANS, Carlos Daniel, a Prefeitura ainda vai definir como será feito o financiamento: se por meio da própria administração municipal, que compraria os veículos e os repassaria às concessionárias, ou se o financiamento será feito diretamente pelas empresas junto aos bancos.

Foto: ReproduçãoÔnibus elétrico articulado alemão
Ônibus elétrico articulado alemão

Ainda de acordo com a Agenda 2030, apesar do custo de implantação ser elevado em relação aos ônibus convencionais, o modelo elétrico oferece uma vantagem importante: o custo operacional é até 50% menor, o que representa economia a médio e longo prazo.

Atualmente, os terminais de integração de Teresina seguem sem utilização. O projeto dos ônibus elétricos também sinaliza uma tentativa de dar função efetiva a essas estruturas, que antes da pandemia funcionavam e durante o problema sanitário serviram como postos de vacinação, mas que não foram plenamente integradas à mobilidade urbana da cidade.

O que se espera da gestão municipal é eficiência e resolutividade para os problemas que se arrastam a muito tempo e que não podem as desculpas alicerçadas na gestão anterior, pois o município já recebeu nestes meses mais de R$3 bilhões de reais.

Fonte: Revista40graus e colaboradores

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