Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

STF condena Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente é considerado culpado por cinco crimes
Redação
Foto: Reprodução | Reuters/Adriano MachadoJair Bolsonaro em prisão domiciliar
Jair Bolsonaro, ex-presidente 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (11), condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. É a primeira vez na história do país que um ex-presidente é punido por este crime.

A Primeira Turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O placar final foi de 4 votos a 1 para a condenação de Jair Bolsonaro.

O ex-presidente foi condenado por organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado. Somadas, as penas desses crimes podem chegar a 43 anos de prisão.

Além de Jair Bolsonaro, foram condenados: Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência e delator da trama golpista; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Fonte: Reprodução | g1 | Folha de S. Paulo

Comente