Semana será marcada por calor intenso e poucas chuvas em quase todo o Piauí
Veja o que diz uma especialista a respeitoA semana promete ser de calor extremo e chuvas escassas em quase todo o território piauiense, segundo previsão da climatologista Sara Cardoso, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As precipitações devem se concentrar apenas no extremo sul do estado, enquanto a maior parte do Piauí permanecerá sob influência de uma massa de ar seco, responsável pelas altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.
De acordo com a especialista, não há expectativa de chuvas expressivas para os próximos sete dias.
“Nesta semana, a previsão predominante é de chuvas quase inexistentes, concentradas apenas no sul do estado. Nos municípios que fazem divisa com o Maranhão, os acumulados não devem ultrapassar 20 milímetros. Até o momento, não há previsão de chuvas bem configuradas para aquela área”, explicou Sara Cardoso.
O calor deve ser intenso em várias regiões, especialmente no sudeste, centro-norte e norte do Piauí, com temperaturas que podem alcançar 40°C em algumas cidades.
“O que vai prevalecer são as altas temperaturas e a baixa umidade. Em Picos, por exemplo, as temperaturas têm ultrapassado os 39°C, chegando inclusive a 40°C”, destacou a climatologista.
Sara Cardoso avaliou que a próxima estação chuvosa tende a ser mais favorável do que a anterior, já que não há influência do El Niño nem presença consolidada do La Niña, fenômenos que afetam o regime de chuvas.
“A perspectiva é de que esta estação chuvosa seja melhor do que a de 2023/2024. Há possibilidade de estabelecimento da La Niña até fevereiro e, se tudo correr bem, poderemos ter uma melhora significativa nas precipitações no território piauiense”, afirmou.
Na faixa litorânea, que inclui municípios como Parnaíba, a previsão indica alterações na intensidade dos ventos, mas sem indicativo de chuvas significativas nos próximos dias.
Sul do estado registra calor e início da pré-estação chuvosa
Nas últimas semanas, cidades como Picos, Oeiras e São João do Piauí têm registrado as maiores temperaturas do estado, figurando entre as mais quentes do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar do predomínio do calor, áreas do extremo sul do Piauí, especialmente as que fazem divisa com o Maranhão, já registram o retorno gradual das chuvas típicas da pré-estação chuvosa.
“No extremo sul, em municípios que vão do Alto Parnaíba ao limite com o Maranhão, já há o retorno das chuvas típicas da pré-estação. Apesar de pouco expressivas, o destaque vai para Uruçuí, que já acumulou mais de 90 milímetros nos primeiros dias de novembro”, concluiu a especialista.
Fonte: Revista40graus, colaboradores e Sara Cardoso
