Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Esporte

Esporte

Cotidiano e muito esporte

João Fonseca vence de virada na estreia de Cincinnati

Brasileiro derrota o chinês Yunchaokete Bu , 76º do mundo, por 2 sets a 1
Esporte
Foto: Imagem de divulgaçãoFonseca em jogo de estreia em Cincinnati
Fonseca em jogo de estreia em Cincinnati

Depois das derrotas na terceira rodada de Wimbledon e na estreia do Masters 1000 de Toronto, João Fonseca fez as pazes com a vitória nesta quinta-feira (7). O número 1 do Brasil e 49 do mundo iniciou a campanha em Cincinnati, nos EUA, derrotando, de virada, o chinês Yunchaokete Bu (76º, de 23 anos), por 4/6, 6/2 e 7/5, em 2h19m.

- Jogo difícil, meu adversário joga e saca bem, mas fui me adaptando. Muito feliz com a maneira como fiquei na partida hoje . Junto com meu saque, fui pegando confiança. Segui acreditando e aproveitei minha oportunidade no fim - disse o brasileiro, que disputa o torneio pela primeira vez.

Na segunda rodada, no sábado, o brasileiro, de 18 anos, encara o espanhol Alejando Fokina, número 19 do mundo e cabeça de chave número 17 do torneio. Há duas semanas, o tenista da Espanha desperdiçou três match-points na final e foi vice do ATP 500 de Washington. Semana passada, Fokina abandonou, no terceiro set, partida de oitavas de final de Toronto diante de Rublev.

Como foi a virada de João Fonseca

Bu começou a partida confirmando o serviço, e João Fonseca fez o mesmo na sequência. Sem quebras, o set chegou ao 2/2. No sexto game, sacando em 2/3, o brasileiro, com um erro não-forçado que parou na rede, cedeu a primeira quebra da partida. O chinês sacou na sequência em 4/2 e 15/40, e o carioca aproveitou o primeiro break para devolver a quebra. Depois, empatou em 4/4. Sacando em 4/5, João Fonseca cometeu uma dupla falta no 40/40, mas acabou salvando o ponto seguinte, que era um set point, com um erro não-forçado do oponente. No entanto, no mesmo game, com um erro de backhand na rede, o brasileiro cedeu nova quebra e perdeu o primeiro set por 6/4.

O tenista chinês começou o segundo set confirmando o saque, e o brasileiro fez o mesmo em seguida. No terceiro game, João Fonseca voltou a quebrar o rival. Em seguida, o número 1 do Brasil sacou e abriu 3/1. No quinto game, Bu salvou um break. O brasileiro, sem ser ameaçado, serviu e abriu 4/2. No game seguinte, João Fonseca conquistou nova quebra. Com 5/2 e saque, o carioca salvou dois break points e fechou a parcial com um ace.

Foto: Imagem de divulgaçãoJoão Fonseca marca ponto incrível
João Fonseca marca ponto incrível

Bu começou a parcial decisiva salvando dois breaks. Sem quebras, João Fonseca fez 4/4. O chinês confirmou o serviço em seguida e fez 5/4. Com mais um ace, o brasileiro empatou novamente em 5/5. Quando o rival sacou em 5/5, João Fonseca voltou a quebrá-lo. Na sequência, com um winner, o carioca finalizou o jogo e fez as pazes com a vitória.

Em torneios desse nível, a melhor campanha do pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, foi ter chegado à terceira rodada de Miami, em março, numa quadra rápida bastante semelhante com a de Cincinnati. Naquela semana, o carioca levou a virada do então número 11 do mundo, o australiano Alex De Minaur.

Fonte: Lance!

Comente