Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

MP investiga suspeitas de irregularidades em editais da Lei Paulo Gustavo

Inquérito apura falhas em inscrições, cotas e comprovação de endereço dos projetos culturais

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) instaurou um inquérito civil para investigar supostas irregularidades nos editais da Lei Paulo Gustavo lançados pela Prefeitura de Teresina. A iniciativa cultural foi conduzida por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, durante a gestão do prefeito Dr. Pessoa.

A investigação foi aberta no último dia 11 de julho pelo promotor Flávio Teixeira de Abreu Júnior, da 35ª Promotoria de Justiça de Teresina. A apuração busca esclarecer possíveis ilegalidades ocorridas durante a seleção e aprovação de projetos culturais financiados com recursos federais repassados pela referida lei.

Segundo o MP-PI, o caso já vinha sendo acompanhado desde 2023, quando foi instaurado um procedimento preparatório para verificar indícios de irregularidades em 48 propostas contempladas nos editais. Agora, com a instauração formal do inquérito, o promotor visa aprofundar a apuração dos fatos.

Foto: Prefeitura Municipal de TeresinaMP investiga supostas irregularidades em editais da Lei Paulo Gustavo na gestão de Dr. Pessoa
MP investiga supostas irregularidades em editais da Lei Paulo Gustavo na gestão de Dr. Pessoa

Entre as supostas

 irregularidades apontadas estão inscrições realizadas fora do prazo, descumprimento de cotas previstas nos editais e problemas na comprovação de endereço das empresas participantes, o que pode configurar falhas no processo de habilitação das propostas.

A Fundação Monsenhor Chaves foi notificada e deverá apresentar esclarecimentos ao Ministério Público. A portaria de instauração do inquérito também foi encaminhada ao Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), que dará suporte técnico às investigações.

A Lei Paulo Gustavo, sancionada em 2022, tem como objetivo fomentar o setor cultural duramente impactado pela pandemia da Covid-19, promovendo editais públicos para apoiar produções audiovisuais e outras expressões artísticas.

Até o momento, o Ex Prefeito de Teresina e a Fundação Monsenhor Chaves não se manifestaram oficialmente sobre o inquérito.

Foto: ReproducaoA Fundação Monsenhor Chaves foi notificada e deverá apresentar esclarecimentos ao Ministério Público
A Fundação Monsenhor Chaves foi notificada e deverá apresentar esclarecimentos ao Ministério Público

Fonte: MP - PI

Comente