MEC divulga pré-selecionados do 1º Fies 2026
Candidatos têm até 24 de fevereiro para complementar inscrição no Portal Acesso ÚnicoO Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (19/2) o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2026. Os candidatos podem consultar o resultado individual por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Ao todo, o programa registrou 528.175 inscrições, com 210.108 estudantes inscritos — cada candidato pôde escolher até três opções de curso. No Fies Social, foram contabilizados 52.930 inscritos nas vagas ofertadas.
Regulamentado pelo Edital nº 3/2026, o processo seletivo do primeiro semestre disponibilizou 67.301 vagas distribuídas em 1.421 instituições de ensino superior, entre universidades, faculdades e centros universitários, contemplando 19.834 cursos e turnos. Para todo o ano de 2026, estão previstas 112.168 vagas. As remanescentes e aquelas que não forem preenchidas nesta etapa serão ofertadas no segundo semestre.
Os estudantes pré-selecionados devem complementar as informações da inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Após essa etapa, será necessário comprovar os dados informados, de forma física ou digital, no prazo de até cinco dias úteis junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para a qual foram selecionados.
Quem não foi aprovado na chamada única está automaticamente incluído na lista de espera. As convocações ocorrerão entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
Reserva de vagas
Desde 2024, o Fies conta com reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, tanto na modalidade regular quanto no Fies Social.
No Fies Social, 50% do total das vagas é destinado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com cadastro atualizado conforme exigências do edital. Nesses casos, é possível solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que participem do programa.
Fonte: Revista40graus, MEC e colaboradores
