Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Diálogos pelo Piauí; anunciado que programa será política de Estado

Em 12 edições, iniciativa recebeu mais de 7 mil inscrições e selecionou 420 propostas
Redação

O governador Rafael Fonteles encerrou, neste sábado (1º), no Centro de Convenções de Teresina, a 12ª e última edição do Diálogos pelo Piauí, programa que percorreu os 12 territórios de desenvolvimento do estado para ouvir gestores públicos, lideranças e representantes da sociedade civil sobre as prioridades regionais.

O evento final reuniu participantes do Território Entre Rios, que engloba 31 municípios, e marcou o encerramento das plenárias. Ao todo, o programa contabilizou mais de 7 mil inscrições e 1.035 propostas apresentadas, das quais 420 foram selecionadas para integrar as ações do governo.

Foto: Gabriel PaulinoRafael Fonteles no Diálogos pelo Piauí Entre Rios
Rafael Fonteles no Diálogos pelo Piauí Entre Rios

Durante o encontro, Rafael Fonteles destacou o caráter participativo da iniciativa e anunciou que o Diálogos pelo Piauí será transformado em política permanente de Estado.

“Foi uma experiência muito positiva. Ouvimos gestores e representantes da sociedade civil, que apresentaram propostas em sete eixos temáticos. Cada edição resultou em 35 proposições, totalizando 420 no conjunto dos 12 territórios. A meta agora é transformar o Diálogos pelo Piauí em uma política pública de Estado”, afirmou o governador.

Segundo Fonteles, diversas sugestões já foram incorporadas ao Plano Plurianual (PPA) e outras poderão ser incluídas a partir das novas escutas populares.

Entre as prioridades destacadas pelo governador está o fortalecimento da agricultura familiar, com medidas para conectar o setor produtivo ao mercado consumidor, incentivar cooperativas, ampliar a assistência técnica e dobrar as vagas do programa Juventude Rural.

“Queremos zerar a importação de frutas e hortaliças comercializadas na Ceasa e certificar os produtos piauienses”, ressaltou.

Na área da segurança pública, Rafael Fonteles citou a redução dos homicídios e o reforço do efetivo policial, destacando que o próximo foco será diminuir as mortes no trânsito, com o aumento das fiscalizações. O governador também reafirmou investimentos em saúde, cultura, esporte e educação, com ações voltadas à valorização dos servidores estaduais e à ampliação dos editais culturais e esportivos.

A vereadora Luciana Alencar, de Água Branca, que representou o eixo socioeconômico, destacou os avanços para o campo.

Foto: Geirlys SilvaVereadora Luciana Alencar, de Água Branca
Vereadora Luciana Alencar, de Água Branca

“A agricultura familiar sai fortalecida, com mais assistência técnica e a implantação do cinturão frutífero. Podemos aumentar o PIB do estado com a agricultura familiar organizada”, avaliou.

Já o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou que o principal objetivo do programa é ouvir a população e compreender as diferentes realidades dos 224 municípios.

Foto: Geirlys SilvaSecretário do Planejamento, Washington Bonfim
Secretário do Planejamento, Washington Bonfim

“Nas 12 edições, registramos mais de 7 mil inscrições e 1.035 propostas. Houve recorrência em temas como extensão rural, proteção à mulher, saúde mental, segurança hídrica e oportunidades para a juventude”, explicou o gestor.

Com o encerramento das plenárias, o governo deve agora consolidar as propostas em um documento orientador de políticas públicas regionais, garantindo que as demandas populares integrem o planejamento estratégico do Estado nos próximos anos.

Foto: Gabriel PaulinoDocumento assinado reafirmando compromissos no Diálogos pelo Piauí
Documento assinado reafirmando compromissos no Diálogos pelo Piauí

Fonte: Revista40graus e colaboradores

Comente