Trump anuncia ações “em terra” contra narcotráfico venezuelano
EUA acusam Maduro de chefiar o “Cartel de los Soles”; mais de 20 embarcações foram atacadas desde setembroO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta quinta-feira (27), que os esforços para deter os narcotraficantes venezuelanos “por terra” começarão “muito em breve”.
“Quase paramos [o narcotráfico]. Cerca de 85% do trânsito por via marítima foi interrompido”, disse Trump em uma vídeo chamada de Ação de Graças para as tropas norte-americanas. “"E também começaremos a detê-los em terra. É mais fácil em terra, mas isso começará muito em breve”, complementou.
Os EUA acusam o líder venezuelano, Nicolás Maduro, de liderar o suposto “Cartel de los Soles”, que foi designado como grupo terrorista na última segunda-feira. O governo da Venezuela, por sua vez, considerou essa classificação como uma “mentira ridícula”.
Desde o mês de setembro, as forças norte-americanas atacaram mais de 20 embarcações suspeitas de atuarem no narcotráfico no Caribe e no Pacífico, acarretando a morte de pelo menos 83 pessoas. Além disso, o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, foi enviado, acompanhado de navios de guerra e aviões de combate, ao Caribe sob a justificativa de integração às operações de combate ao tráfico de drogas.
Maduro, no entanto, afirmou que essas manobras militares são destinadas a derrubá-lo para que os estadunidenses consigam se apoderar das reservas de petróleo do país.
Fonte: Reprodução | Folha de S. Paulo | UOL
