Nvidia e AMD cederão 15% das receitas à China para manter exportações aos EUA
Acordo com governo Trump garante licenças para venda de chips de IA ao mercado chinêsA Nvidia, atualmente a empresa mais valiosa do mundo, e a AMD firmaram um acordo com o governo dos Estados Unidos para repassar 15% das receitas obtidas com a venda de chips de inteligência artificial (IA) à China. A medida visa manter licenças de exportação e foi anunciada nesta segunda-feira (11) por fontes ligadas à administração Trump.
O entendimento encerra meses de impasse que suspenderam a venda de modelos de alta performance, como o H20 da Nvidia e o MI308 da AMD, para o mercado chinês. Inicialmente, a Casa Branca solicitava 20% das receitas, mas, após negociações, o percentual foi reduzido para 15%.

O acordo equilibra interesses estratégicos e comerciais dos Estados Unidos: garantir a supremacia tecnológica em IA, manter relações comerciais com a China e gerar receita adicional ao governo. A administração Trump não descarta autorizar, futuramente, a exportação de modelos ainda mais avançados, como o chip Blackwell, caso sejam atendidas exigências de segurança.
A Nvidia negou qualquer risco de vulnerabilidades em seus produtos e afirmou que segue integralmente as diretrizes do governo americano para atuar no mercado global.
