Tarifaço de Trump ameaça negócios norte-americanos com o Brasil
Mais de 6.500 pequenos negócios dos EUA podem ser afetados pelas tarifas
A maior organização empresarial do mundo, U.S. Chamber of Commerce, divulgou, nesta terça-feira (15), que o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode afetar empresas norte-americanas.
“Mais de 6.500 pequenos negócios nos Estados Unidos dependem de produtos importados do Brasil, enquanto 3.900 empresas americanas investem no país. O Brasil é um dos dez principais mercados para as exportações dos Estados Unidos e o destino para aproximadamente US$ 60 bilhões em bens e serviços americanos todos os anos”, disse a U.S. Chamber of Commerce, por meio de nota.
A nota, distribuída à imprensa dos EUA, é assinada de forma conjunta com a Amcham Brasil.
“A US Chamber e a Amcham Brasil instam os governos americano e brasileiro a se engajarem em negociações de alto nível para evitar a implementação de tarifas prejudiciais. A imposição de tais medidas, em resposta a tensões políticas mais amplas, corre o risco de causar danos reais a uma das relações econômicas mais importantes dos Estados Unidos e estabelece um precedente preocupante”, afirma a nota.
As entidades concluem a nota se mostrando à disposição para “apoiar iniciativas que favoreçam uma solução negociada, pragmática e construtiva — que evite a escalada da atual situação e garanta a continuidade de um comércio bilateral mutuamente vantajoso”.
Fonte: Reprodução | CNN | G1