Revista 40 Graus

Notícias

Blogs

Outros Canais

Três crianças são resgatadas de residência usada para tráfico na Vila Irmã Dulce

Caso expõe cenário grave de abandono e vulnerabilidade infantil
Redação

Três crianças foram resgatadas na manhã desta quarta-feira (19) em uma residência no Morro do Cego, região da Vila Irmã Dulce, durante uma ação policial que também prendeu suspeitos de tráfico de drogas. O episódio, além de revelar mais um ponto de venda de entorpecentes, expõe de forma séria e lamentável o estado de abandono em que essas crianças viviam.

Foto: ReproduçãoConselho Tutelar III zona sul de Teresina
Conselho Tutelar III zona sul de Teresina

Segundo a Polícia Militar, três mulheres e um homem foram abordados em frente a uma kitnet durante a Operação Intentos, que ocorre simultaneamente nos bairros Angelim, na zona Sul, e Santa Maria, na zona Leste. As equipes constataram que o imóvel funcionava como ponto de tráfico.

O comandante da Polícia Metropolitana, coronel Pitombeira, relatou que o cenário encontrado era preocupante.
“Durante as buscas foram encontradas drogas, dinheiro e pessoas já conhecidas da polícia. Havia também as crianças, sozinhas e sem identificação dos pais. No local estava apenas a avó, que é usuária de drogas”, afirmou.

Os suspeitos foram encaminhados à Central de Flagrantes, enquanto as crianças ficaram sob responsabilidade do Conselho Tutelar, que busca identificar os pais e avaliar a responsabilização por abandono de incapaz, já que os menores foram expostos a uma situação de risco extremo.

O comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Jacks Galvão, confirmou que as crianças estavam, de fato, em situação de abandono. Horas depois, a mãe compareceu ao Conselho Tutelar, alegando que estava trabalhando no momento da operação. O órgão segue apurando sua responsabilidade.

O caso evidencia, mais uma vez, a fragilidade da rede de proteção infantil em áreas marcadas pela vulnerabilidade social e pelo avanço do tráfico. Crianças vivendo em ambientes dominados pela criminalidade representam não apenas uma violação de direitos, mas um profundo fracasso coletivo — que exige ação firme, contínua e articulada do poder público.

Fonte: Revista40graus, colaboradores e PM-PI

Comente